Camil é reconhecida como marca de alto renome pelo INPI

Preferida entre consumidores de arroz e feijão, a marca é a 28º do setor alimentos a entrar na lista que concede exclusividade e comprova a reputação positiva e qualidade dos produtos

INSTITUCIONAL

Assessoria de Imprensa Camil

10/24/20242 min read

A Camil, líder consolidada no setor de beneficiamento de grãos com mais de 60 anos de atuação no Brasil, acaba de receber o título de "Alto Renome" do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essa distinção, conferida às marcas com elevado reconhecimento no mercado, garante proteção especial de nome e logo por dez anos, fortalecendo a exclusividade da Camil no mercado brasileiro.

De acordo com a Lei de Propriedade Intelectual, o status de alto renome assegura que a marca seja protegida em todos os ramos de atividade, impedindo que terceiros utilizem o nome Camil, mesmo em categorias distintas. Esse nível de proteção é concedido com base em critérios rigorosos, como volume de vendas, reputação junto ao público, premiações e investimentos em marketing, além de uma pesquisa de mercado que avalia a percepção do consumidor em diversas regiões do país.

Esse reconhecimento coloca a Camil em um grupo de mais de 180 marcas que detêm o status de alto renome no Brasil, das quais apenas 27 pertencem ao setor de alimentos e bebidas. Além disso, o INPI avalia outras formas de proteção para a marca, como desenhos industriais e indicações geográficas, consolidando a relevância da empresa no mercado brasileiro.

Impacto estratégico e crescimento contínuo

Após a abertura de capital em 2017, a empresa passou a se chamar Camil Alimentos, sem se desvincular da sua marca de grãos, a Camil, mas permitindo incluir outras categorias por meio das aquisições de Coqueiro, União, Santa Amália e Mabel. A chegada destas marcas possibilitou a atuação da cia nas categorias pescados, adoçados, cafés, massas e biscoitos. Além disso, o crescimento do portfólio posicionou o negócio como multicategorias no setor de alimentos e contribuiu para a expansão em outros países da América do Sul, o que resultou na receita líquida de R$11,25 bilhões, segundo relatório referente ao ano de 2023.

Hoje o título de alto renome à marca de grãos da companhia agrega valor à estratégia de longo prazo, que busca diversificar a oferta de produtos e ampliar sua presença em mercados internacionais, com operações em países como Uruguai, Chile, Peru e Equador.

“A proteção especial de alto renome é um marco que reflete o compromisso da Camil com a qualidade e a confiança que nossos clientes depositam em nossos produtos. Este reconhecimento fortalece nossa estratégia de expansão e inovação, ao mesmo tempo em que solidifica nossa posição como uma das principais marcas de alimentos do Brasil”, afirma Juliana Conti, Gerente Executiva de Marketing da Camil Alimentos.

SOBRE A CAMIL ALIMENTOS

Uma das maiores empresas de alimentos da América do Sul, a multinacional brasileira Camil Alimentos iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963 como uma cooperativa de produtores de arroz. Com uma estratégia de negócios pautada pela diversificação do portfólio, inovação de produtos, aquisições estratégicas e expansão para mercados externos, a Camil Alimentos atua hoje nas categorias de grãos, açúcar, pescados enlatados, massas, café e biscoitos. Com operações no Brasil, Uruguai, Chile, Peru e Equador a empresa exporta para mais de 50 países. Em 2023, a Camil registrou uma receita líquida de R$11,250 bilhões, sendo detentora de marcas líderes de mercado e top of mind em suas principais categorias, como União (açúcar), Camil (arroz) e Coqueiro (sardinha).