Lucro líquido da M. Dias Branco cresce 19,8% no acumulado do primeiro semestre de 2024

Volume de vendas atinge 904,1 mil toneladas, com crescimento de 5,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado

ECONOMIA

Assessoria M. Dias Branco

8/13/20244 min read

Líder nacional em massas, biscoitos, farinhas e farelos, a M. Dias Branco encerrou o primeiro semestre de 2024 (1S24) com volume de vendas de 904,1 mil toneladas, com crescimento de 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. A empresa registrou lucro líquido de R$ 344,8 milhões, ante R$ 287,8 milhões no 1S23, com aumento de 19,8% na mesma comparação. O EBITDA (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) fechou o semestre em R$ 614,1 milhões, com incremento de 11,6%.

No segundo trimestre do ano (2T24), os volumes tiveram elevação de 11,6%, com destaque para massas, farinhas e farelo, categorias que apresentaram forte crescimento e ganho de market share (29,2% para massas e 12,1% para farinhas). Em massas, o crescimento de market share em volume ocorreu principalmente em massa comum nas regiões Norte e Nordeste. Em farinhas, destacaram-se as embalagens destinadas aos consumidores e aos clientes institucionais.

Apesar da elevação expressiva em volume de vendas, houve redução da receita no 2T24 na comparação com o 2T23. “Com a queda do preço internacional do trigo, a indústria de massas e biscoitos reduziu os preços, principalmente de itens de menor valor agregado, e a M. Dias Branco acompanhou o movimento. Ao longo do segundo trimestre, a curva do trigo inverteu e a commodity voltou a subir. Junto a isso, houve a desvalorização do real frente ao dólar. Os reajustes para elevar os preços, de forma a acompanhar os custos, se materializaram apenas em junho, último mês do trimestre, mas ainda não se refletem no EBITIDA do resultado reportado”, explica Fábio Cefaly, Diretor de Relações com Investidores da M. Dias Branco.

A companhia, que tem uma planta em Bento Gonçalves (RS), não teve suas operações diretamente afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul no mês de maio. A empresa realizou diferentes ações de auxílio, como atendimento psicológico e voluntariado, além de doações em alimentos e dinheiro. Desde maio, a empresa doou a entidades sociais que operam no estado 67,3 toneladas, entre massas, biscoitos e farinha, e mais de R$ 200 mil em recursos financeiros.

Outros destaques do trimestre:

A M. Dias Branco foi eleita 50 Most Honored Companies da pesquisa Institutional Investor 2024, uma das principais publicações do mercado financeiro internacional. No segmento de alimentos e bebidas no ranking América Latina Midcap, a companhia recebeu a 1ª colocação nas categorias melhor CEO (Ivens Dias Branco), melhor CFO (Gustavo Theodozio), Melhor Profissional de Relações com Investidores (Fabio Cefaly), Melhor Conselho de Administração, Melhor Programa de Relações com Investidores, Melhor ESG, Melhor Equipe de Relações com Investidores e Melhor Encontro com Analistas Financeiros. Já no ranking geral (Overall) do segmento de Alimentos e Bebidas da América Latina, que reúne companhias de todos os portes, a M. Dias Branco se destacou com o primeiro lugar na categoria Profissional de Relações com Investidores, concedido ao diretor de RI, Fabio Cefaly.

Pelo segundo ano consecutivo, a M. Dias Branco recebeu o selo internacional Great Place to Work® 2024, sagrando-se uma das melhores empresas brasileiras para se trabalhar, com índice de satisfação dos colaboradores de 74%. A conquista faz parte da meta da empresa de alcançar, até 2030, 80% de satisfação dos colaboradores. O número proposto faz parte da Agenda Estratégica ESG, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br